Alegria como cura planetária
Há quem diga que a "alegria é brasileira". A verdade é que só me dei conta da energia da alegria brasileira quando me fui do Brasil. Viver em países mais afastados da Linha do Equador onde o clima frio é mais predominante realmente causa um impacto no humor das pessoas.
Quando transitei pelos mais diversos estados brasileiros não percebia pessoas tristes. Claro que notamos pessoas com os mais variados problemas, mas até mesmo na dificuldade financeira ou temas associados à saúde conheci brasileiros em paz com a energia da alegria. Uma pedrinha, um pedaço de galho da árvore o até mesmo as conchinhas do mar são motivos de profunda alegria para uma criança brasileira.
Em Portugal me deparei com portugueses que tinham o hábito de saudar dizendo: "Bom dia alegria". Parecia que era um mantra matinal dando uma ordem para que aquele dia pudesse ser o mais alegre possível. Mesmo com os ânimos um pouco mais "fechados" que os brasileiros, os portugueses pareciam sempre se esforçar para serem alegres com eles mesmos e com os demais. É comum encontrarmos portugueses das gerações mais antigas lendo piadas nos jornais sentados nos cafés pelas manhãs. Eles se divertem com as piadas mais simples.
Já na Argentina a sensação de alegria de repente sumiu. Tive a sensação de ter sido "absorvida" por uma bolha que vibra numa outra frequência. Alguns dizem que a Argentina é dramática como o Tango ou que os humores não são muito elevados por causa do grande desgaste que esse povo tem sofrido com temas políticos e econômicos.
Independente do país, a verdade é que de repente a Vida me tirou mais um véu de ilusão, assim como tantos outros que têm sido retirados ao longo dos anos. As vezes quando expressava minha alegria percebia pessoas chateadas ao meu redor e não entendia porquê. Com isso passei a me fechar um pouco e notei que isso não me fazia bem. O tema é que quando se está num país onde a maioria das pessoas tem uma tendência à tristeza, ser alegre é como manifestar um ato de rebeldia.
Não gosto muito da palavra "rebeldia" e acho que muitas pessoas se perdem no caminho por conta de uma excessiva manifestação de ser "do contra" ao sistema ou o que for. O fato é que cada vez mais tenho me recordado do que li em um dos livros de Paramahansa Yogananda quando ele dizia mais ou menos assim: "Ao despertar pela manhã se não estiver se sentindo alegre, vá até ao espelho e com ajuda dos dedos das mãos force um sorriso até que este fique impresso em teu semblante". Yogananda sempre falava do poder da alegria como uma manifestação do Divino em nós.
Hoje, depois de conviver com a gente pioneira portuguesa e com os guerreiros argentinos me vejo numa sensação nostálgica dos brasileiros por perceber o quanto somos alegres. Para além de qualquer julgamento, qualquer pessoa minimamente sensível pode perceber a diferença da vibração de uma pessoa alegre.
Que possamos cultivar a alegria desde o mais profundo de nossos corações e encontrá-la nas coisas mais simples, como na aceitação de quem somos e no poder que temos de sermos um pouco melhores hoje que ontem. Que a alegria seja genuína, bonita e verdadeira para que possa colaborar com as ondas das mais altas frequências e assim sermos os colaboradores diretos com a mudança na transição planetária que tanto precisa terminar este ciclo com a colaboração de todos aqueles que compreenderam, de maneira profunda, o poder de ser uma pessoa com a mente elevada, com o coração em paz e com a personalidade de mãos dadas com a alegria.
Fernanda Paz
Agosto 2022
Fernanda Paz
Agosto 2022
Comentários
Enviar um comentário